Enfermagem: O Lugar dos Enfermeiros

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

O Lugar dos Enfermeiros


Artigo do presidente do Coren-RJ, Pedro de Jesus Silva, publicado na seção Opinião, de ontem (31), no jornal O Globo.
Leia e deixe o seu comentário.

O Lugar dos Enfermeiros

Todos os jogadores de um time de futebol – ou de qualquer outro esporte praticado em equipe – são de importância vital para bem se jogar uma partida. Se este time estiver tecnicamente preparado e harmonicamente entrosado, a vitória é a consequência natural. Mas, quando o grupo se desarmoniza e seus membros passam a se atacar, nada funciona. Pior se o conjunto em conflito é o responsável pelo atendimento à saúde da população.

Os últimos acontecimentos envolvendo a medicina no Brasil têm gerado estranhezas por parte de alguns elementos desta categoria, incluindo agressões na mídia e provocações pelas redes sociais: autoridades médicas tentam desqualificar a Enfermagem, classe profissional que atua em conjunto com o médico nas equipes multidisciplinares da saúde. Como num arriscado jogo da Medicina versus a Enfermagem, onde quem perde de goleada é o usuário do SUS.

As reações exacerbadas são fruto dos vetos da presidenta da República à Lei do Ato Médico. Os pontos retiram a exclusividade do médico em exercer as atribuições de outras carreiras da saúde, e ainda o coloca em pé de igualdade aos outros profissionais da equipe, na hierarquia dos serviços de saúde. Assim, tanto o médico quanto o enfermeiro (ou outros profissionais habilitados) podem chefiar a equipe.

Os ataques irresponsáveis à Enfermagem confundem a população, especialmente quando autoridades médicas fazem denúncias descabidas e avalizam informações erradas, como as transmitidas em programas popularescos de televisão. É a ciência dando corda à ignorância pela via equivocada do senso comum.

A população merece saber que os profissionais da enfermagem realizam uma série de procedimentos com competência e devidamente amparados amparadas pela Lei 7498/1986, pelos protocolos do Ministério da Saúde e das Secretarias de Saúde, e ainda por resolução da Anvisa. Entre outras, são, sim, atribuições da enfermagem a assistência no pré-natal e o parto natural sem riscos (distocias), e a prescrição de medicamentos em programas de saúde pública.

A Enfermagem não quer e não precisa ocupar o lugar dos médicos: a classe já tem muito que fazer.


Mobilização Nacional da Enfermagem - MONAENF
Blog MONAENF:  http://bit.ly/MobilizacaoEnfermagem
Facebook: http://bit.ly/MobilizacaoDaEnfermagem
Grupo no Facebook: www.facebook.com/groups/mobilizacaodaenfermagem
YouTube: www.youtube.com/EnfermagemNe
Fonte: COREN/RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...