Enfermagem: Coren realiza manifestação pelos vetos do ato médico

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Coren realiza manifestação pelos vetos do ato médico


O Conselho Regional de Enfermagem de Alagoas (COREN-AL) e a Frente dos Conselhos das Profissões da Área de Saúde convocam a Enfermagem e a sociedade alagoana para participarem de uma manifestação pela manutenção dos vetos da Presidente Dilma ao ato médico no dia 7 de agosto.

A manifestação acontecerá às 15 horas, em frente à Assembleia Legislativa de Alagoas, no intuito de mobilizar a sociedade e os representantes eleitos pelo povo a favor da manutenção dos vetos ao ato médico.

Petição eletrônica pela manutenção dos vetos

No último dia 10 de julho, a presidente Dilma Rousseff vetou parcialmente o PL 12.842/13, conhecido como Lei do “Ato Médico”. O Conselho Federal de Medicina e demais representações médicas já se manifestaram contra os vetos e, desde então, estão trabalhando para derrubá-los no Congresso Nacional. Mas você pode ajudar a manter os vetos e resguardar o SUS, assinando e divulgando a petição eletrônica pela manutenção dos vetos da Presidente Dilma ao PL do ato médico. Acesse o link e faça sua parte nessa luta:

http://www2.pol.org.br/main/manifesto_veta_dilma.cfm

Manifestações em Brasília

Milhares de profissionais ligados à saúde de todo Brasil promoverão um Ato Nacional no dia 6 de agosto, com concentração às 8 horas, em frente à Biblioteca Nacional, em Brasília, com caminhada rumo ao Congresso Nacional. O objetivo é sensibilizar o Congresso Nacional para a manutenção do veto ao Ato Médico.

Outra manifestação nacional está agendada em Brasília para o dia 20 de agosto, dia que está previsto para a votação do Parecer dos relatores da comissão mista do Senado e da Câmara em relação aos vetos do ato médico.

O COREN-AL confirmou a presença de representantes nesse importante momento de luta pela Enfermagem e pela saúde brasileira, quando serão percorridos os gabinetes de Deputados e Senadores para sensibilizar os parlamentares em relação ao seu compromisso com a saúde de nosso país.

Por que queremos manter os vetos ao ato médico?

O principal problema do Projeto de Lei original era o inciso 1º do artigo 4º, que previa que a formulação do diagnóstico e a respectiva prescrição terapêutica seriam atividades privativas dos médicos, ou seja, determinaria que somente os médicos poderiam diagnosticar doenças e decidir sobre o tratamento, uma clara interferência nos protocolos e diretrizes clínicas estabelecidas no Sistema Único de Saúde (SUS), impactando diretamente no tempo de atendimentos e nos gastos para a saúde. Além deste, foram feitos outros nove vetos pela líder do Executivo.

Quem luta pela manutenção dos vetos do PL do ato médico?

Para impedir que o projeto inicial fosse aprovado, foi criada uma Frente dos Conselhos Profissionais da Aérea de Saúde, que está mobilizando os profissionais de saúde e a população para entender os riscos da Lei do ato médico entrar em vigor sem os vetos da Presidente.

Fazem parte da Frente o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e seus Regionais, Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO), Conselho Federal de Psicologia (CFP), Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa), Conselho Federal de Biomedicina (CFBM), Conselho Federal de Biologia (CFBio), Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), Conselho Brasileiro de Óptica e Optometria (CBOO), Conselho Federal de Farmácia (CFF) e o Conselho Federal de Nutrição (CFN).

Mobilização Nacional da Enfermagem - MONAENF
Blog MONAENF:  http://bit.ly/MobilizacaoEnfermagem
Facebook: http://bit.ly/MobilizacaoDaEnfermagem
Grupo no Facebook: www.facebook.com/groups/mobilizacaodaenfermagem
YouTube: www.youtube.com/EnfermagemNe
Fonte: Ascom/Coren-AL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...