Enfermagem: MP-RJ denuncia estagiárias que injetaram café com leite em idosa

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

MP-RJ denuncia estagiárias que injetaram café com leite em idosa

 http://s2.glbimg.com/UNmPQjbe7f41EI2WHWxPPJN9QO8=/300x225/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2013/08/21/idosa.jpg
Técnicas de enfermagem responsáveis também foram denunciadas.
Palmerina Pires Ribeiro, de 80 anos, morreu no dia 14 de outubro de 2012.

O Ministério Público denunciou nesta terça-feira (20), por homicídio culposo, as técnicas de enfermagem Rayane Brito da Silva Inácio e Adriele da Silva, e as estagiárias de técnica de enfermagem Rejane Moreira Telles e Luciana Cristina Rodrigues Carvalho. Elas são acusadas de terem injetado uma dose de 40 ml de café com leite na veia de Palmerina Pires Ribeiro, de 80 anos, provocando a morte da idosa, no dia 14 de outubro de 2012.

De acordo com a denúncia, as denunciadas provocaram embolia pulmonar na pacient no setor de Repouso Feminino da Unidade de Saúde (PAM) Abdon Gonçalves, em São João de Meriti, na Baixada Fluminense.

A vítima estava internada com infecção renal e apresentava um quadro estável. Poucos minutos após a infusão de café com leite, a paciente sofreu insuficiência respiratória aguda, além de taquicardia e pouca oxigenação no sangue. A idosa morreu quatro horas após ser transferida para o setor Enfermaria de Paciente Grave.

“As denunciadas Rayane e Adriele, apesar de terem ficado sentadas na mesa da sala do Repouso Feminino, com visão das pacientes, de forma negligente, deixaram que Rejane e Luciana ministrassem o café com leite em Palmerina, sem a necessária supervisão...”, narra trecho da denúncia.

Se condenadas, a pena para as estagiárias pode chegar a três anos de reclusão, e para as técnicas de enfermagem, a quatro anos de reclusão.


Família acusa estagiária
A família de Palmerina Pires Ribeiro acusou, na época, uma estagiária que teria feito a aplicação por engano. A idosa foi internada no dia 13 de outubro de 2012 com um quadro de infecção renal.

"Minha mãe estava internada há dez dias na unidade com um quadro de infecção renal. O quadro de saúde dela, segundo os médicos, era grave. No entanto, ela estava consciente e se recuperando aos poucos. E ontem, de repente, ela piorou e minha irmã acabou desconfiando de que havia alguma coisa errada", explicou filha da vítima, Ilma Ribeiro, na época.

Ilma acrescentou ainda, na ocasião, que logo após o equívoco, sua mãe começou a ter convulsões em questões de segundos e morreu quatro horas depois. Contudo, de acordo com o laudo preliminar, não havia vestígios de café com leite no sangue, que apresentava "aspecto normal".

Na época, a Prefeitura de São João de Meriti informou que uma sindicância havia sido aberta para esclarecer o caso e que a estagiária e as enfermeiras supervisoras foram afastadas de suas funções. Ainda de acordo com Ilma, a unidade de saúde também não tinha remédios adequados para o tratamento da sua mãe.

Em 10 de outubro de 2012, uma outra  idosa de 88 anos também morreu após uma enfermeira injetar sopa em sua veia.  O caso ocorreu em Barra Mansa, na Região Sul Fluminense. No mesmo dia, o Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro (Cremerj) abriu uma sindicância para apurar o ocorrido.


Mobilização Nacional da Enfermagem - MONAENF
Blog MONAENF:  http://bit.ly/MobilizacaoEnfermagem
Facebook: http://bit.ly/MobilizacaoDaEnfermagem
Grupo no Facebook: www.facebook.com/groups/mobilizacaodaenfermagem
YouTube: www.youtube.com/EnfermagemNe
Fonte: g1.globo.com/rio-de-janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...