Enfermagem: Tipos de negócios para Enfermeiros

segunda-feira, 4 de maio de 2015

Tipos de negócios para Enfermeiros

Gostaria de agradecer a participação de todos vocês. Foram mais de 2.000 acessos diários estes dias, relatos de profissionais que querem empreender, pessoas interessadas em conhecer mais. Muito bom saber que não estou enganada ao dizer que existem sim Enfermeiros que buscam empreender!
Devido ao alto número de interessados sobre o assunto, ansiosos por conhecer mais sobre esses modelos de empreendimentos que podem ser realizados por Enfermeiros; estou trazendo algumas ideias que já vêm sendo colocadas em prática por Enfermeiros em diversos lugares, e que podem inspirar você também.
Lembro-lhes que este artigo é superficial, mas vamos conhecer a fundo sobre cada tipo de empreendimento, as dificuldades, o preço do investimento, as obrigações legais… Passo a passo para que vocês encontrem aquele que mais lhes interessar. Apenas continuem acompanhando, combinado? (Curte a página aqui na lateral direita e se cadastre no blog para ter certeza de não perder nada).
Vamos lá! Só para vocês terem uma breve noção da amplitude da nossa profissão, existem Enfermeiros que montaram negócios reais em áreas de terapias alternativas e complementares, que são aquelas de assistência à saúde, voltadas à promoção, prevenção, ações curativas, e reabilitação de agravos agudos e crônicos. Conheça:
Home Care/Daily Care: atendimento domiciliar diversificado a pessoas e famílias (curativos, procedimentos, orientações e acompanhamento pós-operatório, pós-parto e amamentação, educação em saúde, etc).
Empresa de Home Care/Daily Care: recrutamento de profissionais para atendimento domiciliar.
Hotelaria/Pousada para terceira idade: local para reabilitação, socialização, atendimento interdisciplinar, etc.
Centro de Child Care: atuação junto a crianças que estudam em creches (assistência integral, análise de práticas de cuidado, identificação de problemas, formulação de planos de atuação para redução de doenças prevalentes na infância, capacitação e treinamento, etc).
Acupuntura: forma de tratamento pertencente à Medicina Chinesa (acupuntura sistêmica, auriculoterapia, acupuntura a laser, eletroacupuntura, acupressura, etc).
Clínica de atendimento integrado: Oferta de atendimento com demais práticas alternativas que podem ser utilizadas em conjunto (massagem, fitoterapia chinesa, moxabustão, ventosaterapia, etc).
Estética: serviços de estética e dermatologia (tratamentos estéticos, curativos pós-cirurgia plástica, aplicação de laser de baixa potência, laser de CO2, depilação a laser, aplicação de medicamentos (segundo prescrição ou protocolo, etc).
Assessoria/Consultoria: consultorias em gestão de qualidade, treinamentos de equipes multidisciplinares, etc.
Centro de tratamento de feridas: cuidados em estomoterapia.
Auditoria: análise de contas hospitalares: rotinas institucionais, contratos e tabelas, prescrições, materiais, medicamentos, protocolos, etc.
Podiatria: tratamento e prevenção de complicações nos pés, orientações ao autocuidado, riscos, etc.
Consultório de Enfermagem: consulta de enfermagem baseada na SAE e em outros métodos privativos do Enfermeiro; atendimento em áreas de saúde da mulher, criança, adulto, idoso…; procedimentos de vacinação, curativos, etc;
Consultoria/treinamentos em Empresas: (por exemplo na área de saúde do trabalhador: Normas Regulamentadoras, Segurança no Trabalho, Análise ergonômica, Primeiros Socorros, etc);
Centro de treinamento em especialidades: orientações para enfermeiros que pretendem trabalhar com determinadas especialidades em um negócio próprio.
Empresa de Esterilização: reprocessamento e esterilização de materiais médico-hospitalares.
Empresa de transporte e atendimento à pacientes: transporte de pacientes que recebem alta hospitalar e prosseguem o tratamento em domicílio.
Empresa funerária ou laboratório especializado em tratamento de cadáveres: ações por meio da praxitanatologia, que são técnicas utilizadas para conservar os restos mortais (tanatopraxia, embalsamento, reconstituição facial, somatoconservação…) que permitem o trabalho com cadáveres.
Outras opções são:
Consultório de amamentação e vacinação;
Clínicas de reabilitação;
Comercialização de artigos hospitalares;
Empresa para ministrar cursos;
Promoção de eventos educacionais e de saúde;
E aí? Ampliou ou não sua visão sobre a Enfermagem? Sim? Então te faço a seguinte pergunta:

São possibilidades que sempre existiram, rigidamente estritas?
Não! São áreas desenvolvidas por pessoas que um dia identificaram uma necessidade, um problema, uma solução melhor, um meio de trabalhar por conta própria. Enfim, desenvolveram o dom da observação atenta e resolveram dar asas à imaginação, elaborando novos projetos que podem plenamente ser reproduzidos por outros Enfermeiros.
Estamos em movimento. O mundo está em constante evolução. Cada vez mais surgem novas oportunidades, métodos, e formas de emprego, que antes não existiam. Cabe a nós a responsabilidade de nos mantermos bem informados e rodeados por pessoas com mentalidade empreendedora, abertas ao novo e que nos influenciem positivamente.
Estes são apenas alguns exemplos, mas acredito ser perceptível que não somos estimulados ao conhecimento sobre essas diversas formas de montar um negócio próprio. Você conhecia todas essas possibilidades?
Os exemplos acima citados são empreendimentos reais, projetos físicos, com estrutura e atendimentos presenciais. Mas vamos além! Vamos conhecer os empreendimentos virtuais. Acompanhe o próximo post e veja quão ilimitados podem ser os seus empreendimentos! Acredito que você pode se surpreender com essa nova forma de ajudar pessoas, modificar vidas, e ganhar dinheiro.
Quero saber a sua opinião sobre tudo isso. Quais os pensamentos que você tem ao ler essas informações? É tudo muito novo? Parece surreal? Inspira? Vai de encontro ao que você sempre acreditou? Deixe sua opinião, suas críticas, enfim… Participe! Gosto muito de ler os comentários para saber onde posso melhorar.
MONAENF - Mobilização Nacional da Enfermagem
Facebook: bit.ly/MONAENF
No Google+: bit.ly/MoNaEnF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...