Enfermagem: Hospital cria ursinho que envia mensagens para crianças com câncer

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Hospital cria ursinho que envia mensagens para crianças com câncer

Um dos momentos mais delicados de um tratamento de câncer é o isolamento. Ficar longe da família e dos amigos costuma provocar tristeza nos pacientes, especialmente quando são crianças. No município paulista de Jaú, o Hospital Amaral Carvalho – instituição que é referência no tratamento de câncer infantil no Brasil e na América Latina – achou uma forma criativa para enfrentar o problema.

Sua equipe criou o Elo – um ursinho de pelúcia que reproduz mensagens de voz enviadas por amigos e familiares aos pequenos em tratamento. O objetivo é aproximar os jovens pacientes daqueles que amam, além de ajudá-los a passar pelo período de isolamento de uma forma mais alegre e menos solitária.



Para a especialista em Oncologia Pediátrica, Dra. Teresa de Oliveira, o ursinho Elo é um mecanismo de apoio emocional importante para o bem-estar desses pacientes durante o tratamento. “A criança é afastada da sua rotina habitual. Ela sente falta dos amigos, da escola, e esse carinho faz uma enorme diferença na sua recuperação”, conta.

Como funciona - Os ursinhos de pelúcia - criados em meio às comemorações pelos 100 anos do hospital - foram adaptados para comportar um equipamento que recebe e grava as mensagens, além de caixas de som específicas, que foram desenhadas para funcionar no interior do brinquedo.

Um mecanismo, ligando as mãos do Elo ao dispositivo de áudio, libera as mensagens armazenadas.  As gravações podem ser atualizadas a qualquer momento e ficam à disposição das crianças. Para ouvi-las, basta que os pequenos apertem as mãos de seus ursinhos. Confira, nesse vídeo, o resultado emocionante desse trabalho.

*Com informações da  revista Meio & Mensagem



MONAENF - Mobilização Nacional da Enfermagem
Blog MONAENF:  http://bit.ly/MobilizacaoEnfermagem
Facebook: bit.ly/MONAENF
Grupo no Facebook: www.facebook.com/groups/mobilizacaodaenfermagem
YouTube: www.youtube.com/EnfermagemNet
No Google+: bit.ly/MoNaEnF
Twitter: twitter.com/MONAENFermagem
Fonte: www.mobilizacaosocial.com.br

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhSnaIMi46vyYMCOmrtrmG3QQgT475iAkS3vxo6iTblWEfKjPtOmeyWpuncHsuoaG7XLXaZrDW6fAfcwfYcDC1mOdMKDSDGqD1wwBv8oPLqJLnYt_IigdL1xa0TC07xzCHPeq7J5skuejA/s675/facebook-comments.gif

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...