Enfermagem: Profissionais de Enfermagem lutam pela aprovação do PL 30 Horas

sexta-feira, 16 de maio de 2014

Profissionais de Enfermagem lutam pela aprovação do PL 30 Horas

Antonio Faleiros Filho, médico do Trabalho e ex-secretário de Estado da Saúde

Enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem de todo país promovem nesta semana, de 12 a 20 de maio, a 75ª Semana Brasileira de Enfermagem. Neste período, comemora-se o Dia do Enfermeiro (12/5) e o Dia dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem (20). O tema escolhido para este ano foi “Protagonismo da Enfermagem no processo de cuidar”. 

Quem escolhe e dedica sua vida a esta profissão, sabe que tem em suas mãos uma grande responsabilidade: manter a saúde e preservar a vida de outra pessoa. Muito além de prestar assistência integral ou cuidar diretamente do paciente, o enfermeiro exerce hoje papel principal na área da saúde. Ele coordena equipes, lidera pesquisas e participa de discussões determinantes nas questões ligadas à promoção da saúde e prevenção de doenças.

É impossível pensar em um hospital sem a presença da equipe de Enfermagem. Seu trabalho garante a melhora da qualidade de vida do paciente e ainda é referência para os familiares e acompanhantes.

Em Goiás, segundo o Conselho Regional de Enfermagem (Coren-GO), a classe engloba 43.978 profissionais, sendo 10.926 enfermeiros, 27.341 técnicos de Enfermagem e 5.711 auxiliares de Enfermagem. No Brasil são mais de 1,5 milhão de profissionais.

Atualmente, a maior luta dos profissionais de Enfermagem é a aprovação da jornada máxima de 30 horas semanais. Uma reivindicação que já dura mais de dez anos. Com a aprovação do Projeto de Lei do Senado 2.295/2000, mais conhecido como PL 30 Horas, os trabalhadores da área deixarão de cumprir a carga horária de 44 horas semanais. As 30 horas são, inclusive, uma recomendação da Organização Internacional do Trabalho (OIT), argumentando que o impacto será positivo tanto para a saúde dos trabalhadores quanto dos pacientes.

No campo das conquistas, a classe em Goiás tem conseguido que novos profissionais sejam contratados, através de ações promovidas pelo Coren-GO em parceria com o Ministério Público, com o objetivo de reduzir o alto déficit de profissionais.

Além da dedicação diária em seus postos de trabalho, em 2014, todos os enfermeiros, técnicos e auxiliares tem uma outra importante atribuição: participar da eleição do Sistema Cofen/Corens, que acontece no dia 14 de setembro. É através deste pleito que vocês terão o poder de escolher quem melhor defenderá seus direitos, atuará por mais conquistas para a categoria e os representará nas grandes discussões com o governo, instituições e empresas. Para qualquer conquista classista é fundamental que os profissionais se mobilizem, estejam presentes nas assembleias e discussões e, claro, participe das eleições.

Ademais, quero aqui parabenizar todos os enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem de Goiás pelo brilhante papel que exercem cotidianamente com precisão, vocação e, sobretudo, dedicação. Não imaginaria a minha atuação como médico e como gestor da área da saúde sem contar com o trabalho e o apoio desses profissionais.





MONAENF - Mobilização Nacional da Enfermagem
Blog MONAENF:  http://bit.ly/MobilizacaoEnfermagem
Facebook: http://bit.ly/MobilizacaoDaEnfermagem
Grupo no Facebook: www.facebook.com/groups/mobilizacaodaenfermagem
YouTube: www.youtube.com/EnfermagemNet
Fonte:  www.dm.com.br -  Por Antonio Faleiros Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...