Enfermagem: Em greve, servidores do Samu ocupam pátio da Secretaria da Saúde

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Em greve, servidores do Samu ocupam pátio da Secretaria da Saúde

Protesto começou na manhã desta segunda-feira (26).
Greve foi iniciada no dia 27 de março e segue por tempo indeterminado.

Em greve, servidores do Samu ocupam pátio da Secretaria da Saúde (Foto: Daniel Soares / G1)

Creca de 50 servidores de várias categorias que trabalham no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) que estão em greve há 60 dias estão realizando um ato de protesto nesta segunda-feira (26). Eles ocuparam o pátio da sede da Secretaria de Estado da Saúde, no Centro de Aracaju, e pedem respostas do Governo. Durante esse tempo da paralisação a média que era de 500 atendimentos diários caiu para 250.

 “Hoje, chegamos cedo com o objetivo de conseguir uma reunião com a secretária. Como não tivemos sucesso, decidimos tomar a secretaria. Só sairemos daqui quando resolverem a nossa situação. Na semana passada, tivemos uma audiência no Ministério Público do Trabalho e nem a Fundação Hospitalar de Saúde e nem o Governo tinham uma proposta para nós. Fizemos uma contraproposta e não nos deram resposta”, explica Flavia Brasileiro, presidente do Sindicato dos Enfermeiros.

Flávia disse ainda que eles estão dispostos a passar dias no local. “Se for necessário vamos continuar aqui, precisamos conversar com a secretária. O efetivo continua trabalhando, mas o número foi reduzido para 40%. A prioridade é atender quem está na rua ou quem está em risco iminente de morte. Se for algum caso que possa esperar, irá esperar”, adianta.

 De acordo com Adilson Ferreira, presidente do Sindicato dos Condutores de Ambulâncias do Samu, 59 viaturas e 4 motolâncias são destinadas ao serviço de socorro em todo o estado de Sergipe. “50% do efetivo das motolâncias estão trabalhando, 60% dos funcionários da UTI móvel também continuam na escala. Já nas ambulâncias de atendimento básico o efetivo é de 40%”, garante.

Os profissionais em greve incluem, além dos condutores, técnicos em enfermagem, enfermeiros, telefonistas e operadores de rádio, setor administrativo e de esterilização de materiais.

Os condutores de ambulância pedem melhores condições de trabalho, além de um reajuste de cerca de 21%, que representa a reposição inflacionária do período de 2012 até agora.

“O nosso salário é de R$ 622 e tem gente que recebe bem menos que isso, por conta dos descontos. A mesa de negociação aberta com o Estado em 2012 foi fechada pelos governantes sem resolver o problema e nem dar satisfações aos servidores”, destaca Ferreira. Segundo ele, a secretária de estado da saúde Joélia Santos havia se comprometido em se reunir com a categoria no início desse mês, o que não teria sido cumprido.

A Secretaria de Estado da Saúde informou no fim da manhã que o Comando de Greve já foi recebido pelo governador do Estado, Jackson Barreto, secretário da Casa Civil, Zezinho Sobral, secretária Joélia Silva Santos, secretário da Seplag, João Augusto Gama, pelo diretor geral da FHS, Hamilton Santana, com canal de diálogo permanentemente aberto.

Quanto às reivindicações estruturais, a FHS garante que já realizou um cronograma, seja de reforma física, quanto de reparação das ambulâncias, e que vem sendo cumprido, a exemplo das bases de Monte Alegre, Porto da Folha, PRF, Areia Branca e Canindé, além das adequações da base do Siqueira e a entrega de parte de EPIs, materiais e manutenção das ambulâncias, inclusive com colocação de ar condicionados e luz de cena.  Além disso, o Governo do Estado conseguiu 8 novas ambulâncias para o serviço.

Com relação às questões financeiras, a assessoria informou que não há como realizar uma negociação a parte, já que dentro das sinalizações para renegociação, estão impactos financeiros, atrelados à resolução de outras situações.




MONAENF - Mobilização Nacional da Enfermagem
Blog MONAENF:  http://bit.ly/MobilizacaoEnfermagem
Facebook: http://bit.ly/MobilizacaoDaEnfermagem
Grupo no Facebook: www.facebook.com/groups/mobilizacaodaenfermagem
YouTube: www.youtube.com/EnfermagemNet
Fonte:  Fredson Navarro e Daniel Soares Do G1 SE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...