Enfermagem: Enfermeira fala da profissão durante evento de capacitação em Porto Velho

sábado, 17 de maio de 2014

Enfermeira fala da profissão durante evento de capacitação em Porto Velho

 Instrutora durante mini curso (Foto: Suzi Rocha/G1)

Telma é técnica há 5 anos e agora estuda para ser enfermeira.
Capacitação é promovida por faculdade particular em parceria com Samu.

"Minha escolha é por paixão. Não me vejo fazendo outra coisa", garante a técnica de enfermagem Telma Beleza Matos, de 31 anos - casada e mãe três filhos, um deles autista. Ela é aluna do quarto período de enfermagem em uma faculdade particular de Porto Velho  e aproveita a semana em que se comemora o Dia da Enfermagem para buscar mais conhecimento.

Telma conta que ao escolher enfermagem foi preciso abrir mão de muitas outras coisas. "A dedicação é grande, mas para quem ama essa área é gratificante demais, poder ajudar, socorrer uma pessoa. Por isso a gente supera a má compreensão do marido, que muitas vezes não entende o ritmo dos plantões, a crise de achar que não estamos dando a atenção necessária para os filhos, é um turbilhão de emoções", conta a técnica de enfermagem, entre risos e com bom humor.

Desde a segunda-feira (12), Telma participa da '2ª Semana de Enfermagem', evento realizado por uma faculdade particular e pelo Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu).

 Aberta ao público, o seminário tem a programação composta por palestras, mesas redondas e minicursos. A coordenadora do Samu de Porto Velho, Mara Benedicta de Rezende Monte Correia, disse que a é oportunidade de mais aprendizagens para os participantes. "A instituição inclusive tem em seu quadro professores enfermeiros do Samu. É uma troca de informações positiva e constante entre nós e os acadêmicos, que acontece não só na semana do enfermeiro, mas o ano todo", disse Mara.

Mário Jorge Freitas Santiago, de 33 anos, estudante de enfermagem, diz que é uma chance para trocar experiências e aprimorar o currículo. "Participei da primeira semana, no ano passado e pretendo me inscrever em todas daqui para frente, mesmo depois que estiver formado”, afirmou Mário.

A enfermeira Lisséia Cristiana Souza do Vale ministra um dos cursos no evento. Ela destaca a possibilidade de enriquecimento para a vida profissional dos alunos e para quem já atua na área da saúde. "Prepara o aluno para as situações da vida, do cotidiano, para que quando ele entre no mercado tenha noções de como é a rotina de um ambiente hospitalar, numa unidade básica de saúde, em diversas situações que a vida pode lhe apresentar inclusive na vida pessoal", diz Lisséia.

Segundo a coordenadora do curso de enfermagem da instituição que promove o evento, Cláudia Jarina Aires Pereira, o tema escolhido foi "A inserção do enfermeiro no serviço pré-hospitalar". Os interessados devem doar, no ato da inscrição, 1 quilo de alimento não perecível que será doado para instituições de caridade da capital.  g1.globo.com/ro/rondonia


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...