Enfermagem: Justiça suspende contratação temporária de profissionais da saúde pela UFTM

domingo, 25 de maio de 2014

Justiça suspende contratação temporária de profissionais da saúde pela UFTM


A determinação havia sido imposta após uma Ação Civil Pública, em 2010, mas, para o desembargador, tal fato não é realidade após a contratação da nova empresa gestora do HC/UFTM

O Tribunal Regional da 1ª Região suspendeu a execução da antecipação de tutela concedida pela 1ª Vara Federal. Publicada pelo JU, a determinação visava à contratação dos profissionais via processo seletivo simplificado, até a efetivação do concurso público. Dessa forma, ele aponta como um “cumprimento de providências à efetivação do direito à saúde”.

A decisão foi obtida após uma ação imposta pelo Ministério Público Federal (MPF) em 2010. Com o parecer, a universidade seria obrigada a tornar emergencial a contratação de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem em, no máximo, 60 dias.

Na época, MPF destacou que o HC/UFTM é referência em saúde pública e atende a cerca de 27 municípios do Triângulo Mineiro, com uma população de quase um milhão de habitantes, e que apresenta problemas com a falta de profissionais de enfermagem, por isso, a ação.
Entretanto, o desembargador federal Cândido Ribeiro derrubou essa determinação. Para ele, a tutela antecipada gera grave lesão à economia pública. Ele reforça que, na época da ação, a UFTM ainda não havia se manifestado para a contratação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, que, por sua vez, foi criada em 2011.

Logo após a contratação, foi realizado concurso para selecionar e contratar profissionais para o preenchimento das vagas ociosas de enfermeiros e técnicos de enfermagem e que esses candidatos no certame já serão convocados.

Por fim, o desembargador esclarece que o “o próprio gestor está atento às necessidades do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, buscando um padrão desejável à concretização das suas atividades afins, que é o atendimento à saúde da população”. (SA)





MONAENF - Mobilização Nacional da Enfermagem
Blog MONAENF:  http://bit.ly/MobilizacaoEnfermagem
Facebook: http://bit.ly/MobilizacaoDaEnfermagem
Grupo no Facebook: www.facebook.com/groups/mobilizacaodaenfermagem
YouTube: www.youtube.com/EnfermagemNet
Fonte:  www.jornaldeuberaba.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...