Enfermagem: MP requer mais enfermeiros no Hospital São Vicente

terça-feira, 30 de julho de 2013

MP requer mais enfermeiros no Hospital São Vicente


 Promotor Nilzor Soares

Hospital São Vicente de Paulo em Tobias Barreto

 O Ministério Público de Sergipe, por intermédio do Promotor de Justiça Dr. Nilzir Soares Vieira Júnior, ajuizou Ação Civil Pública em face do Estado de Sergipe e da Fundação Hospitalar de Saúde – FHS, para que providenciem a formação de escalas completas de enfermeiros no Hospital São Vicente de Paulo, localizado no Município de Tobias barreto, mediante nomeação de enfermeiros aprovados em concurso público.

A escala deverá ter no mínimo onze enfermeiros, número que, de acordo com o Conselho regional de Enfermagem (Coren), é o mínimo necessário para que o Hospital possa funcionar regularmente.

A pedido do MP, o COREM, a Vigilância Sanitária e o Corpo de Bombeiros realizaram inspeções no “São Vicente de Paulo” e constataram diversas irregularidades, no tocante ao número insuficiente de enfermeiros, bem como na deficiência da estrutura física da unidade hospitalar e precárias condições de higiene.

Durante audiência pública realizada pelo MP em abril deste ano, os representantes do Hospital em questão, ao responder aos questionamentos do Promotor de Justiça informaram: “...em razão da insuficiência do número de profissionais de enfermagem com nível superior, o acolhimento no hospital continua sendo realizado por técnicos ou auxiliares de enfermagem, contrariando-se as normas que regulamentam esta atividade...”.

A situação preocupante ganha ares de dramaticidade, ao se vislumbrar a incapacidade da FHS de promover, com eficiência e celeridade, as convocações dos candidatos aprovados no concurso público promovido pela entidade, registrando-se que a última convocação realizada ocorreu em maio de 2013, sem nenhum êxito, já que nenhum dos candidatos assumiu suas funções.

É importante ressaltar que, de acordo com representantes do “São Vicente de Paulo”, o prazo de validade do concurso público vigente deverá expirar em 1º de agosto, o que decerto gerará mais obstáculos na resolução das questões pendentes.

O MP requer que os enfermeiros aprovados no concurso sejam nomeados e, para suprir a demanda, o Estado de Sergipe e a FHS providenciem a requisição de médicos efetivos de outros órgãos públicos ou que os contrate por tempo determinado.

“O Hospital São Vicente de Paulo é o único de Tobias Barreto e precisa de atenção especial, não sendo crível que a situação atual perdure por mais tempo. Por isso é necessária a intervenção do Poder Judiciário, como forma de responsabilizar os gestores encarregados do funcionamento da unidade hospitalar”, declarou Dr. Nilzir Soares.

Fonte: Assessora de Imprensa MP/SE  

Mobilização Nacional da Enfermagem - MONAENF
Blog MONAENF:  http://bit.ly/MobilizacaoEnfermagem
Facebook: http://bit.ly/MobilizacaoDaEnfermagem
Grupo no Facebook: www.facebook.com/groups/mobilizacaodaenfermagem
YouTube: www.youtube.com/EnfermagemNe
Fonte: www.infonet.com.br  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...