Enfermagem: Campanha de vacinação contra a gripe vai atrasar

sábado, 11 de abril de 2015

Campanha de vacinação contra a gripe vai atrasar

A campanha nacional de vacinação contra gripe, que normalmente tem início no final de abril, neste ano só deve começar em maio. O atraso seria causado porque a vacina deste ano precisa incorporar proteção contra um quarto vírus circulante atualmente no Hemisfério Norte, a influenza A. Uma data provável para o lançamento da campanha seria o dia 4 de maio, uma semana depois da provável data original — entre 24 e 25 de abril.
A vacina usada até a campanha passada era trivalente, com proteção contra os vírus A/H1N1, A/H3N2 e influenza B. Essa nova vacina tetravalente já vinha sendo anunciada pelos laboratórios particulares de Curitiba, que também divulgaram que a chegada das doses viria com atraso neste ano, provavelmente pelo mesmo motivo. A determinação pela formulação da nova vacina foi feito pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que considera a composição tetravalente mais segura e eficaz.
Existem inúmeros tipos de vírus influenza A e B e, a cada ano, a OMS recomenda o tipo de vírus que deverá ser contemplado na vacina. A vacina trivalente protege contra a gripe A/H1N1, A/H3N3 e B. Já a tetravalente ganhou mais um tipo (cepa). “No último ano foi observada a circulação de uma cepa que não estava contemplada na vacina e, por isso, foi feito esse ajuste”, explica o infectologista do Laboratório Frischmann Aisengart, Jaime Rocha.
A vacinação apresenta até 90% de eficácia, tem efeitos protetores com duração de 8 a 12 meses, os quais não iniciam imediatamente após a vacinação, mas depois de 2 a 4 semanas.
Cuidados - No inverno, o ideal é que as pessoas também façam a sua parte e adotem hábitos saudáveis para evitar a gripe — lavar as mãos sempre que possível e evitar ambientes fechados que facilitam a transmissão de doenças respiratórias.
No caso das pessoas com suspeita de gripe, elas devem procurar atendimento médico o mais rápido possível, preferencialmente nas primeiras 48 horas após o início dos sintomas, como febre e dor de garganta.
Deixar os ambientes ventilados, apesar do frio, também ajuda para que o vírus se espalhe com maior facilidade.

MONAENF - Mobilização Nacional da Enfermagem
Blog MONAENF:  http://bit.ly/MobilizacaoEnfermagem
Facebook: bit.ly/MONAENF
Grupo no Facebook: www.facebook.com/groups/mobilizacaodaenfermagem
YouTube: www.youtube.com/EnfermagemNet
No Google+: bit.ly/MoNaEnF
Twitter: twitter.com/MONAENFermagem 
Fonte: Bem Paraná


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...