Enfermagem: Enfermeiro como parceiro do projeto de saúde do cidadão

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Enfermeiro como parceiro do projeto de saúde do cidadão

Dirigente da Ordem dos Enfermeiros entende que o enfermeiro deve assumir parceria com o cidadão

Pombal 97 fm / Saúde – O enfermeiro deve assumir-se, cada vez mais, como o parceiro do projecto de saúde de cada cidadão, e não abdicar do adequado reconhecimento das suas competências pelos vários sectores da sociedade, defende a dirigente da Ordem dos Enfermeiros (OE), Isabel Oliveira.
Para a presidente do Conselho Diretivo Regional da Secção Regional do Centro (SRC) da OE, “mais do que cuidar, o enfermeiro deve assumir com o cidadão uma parceria que produza bons resultados, em segurança, durante todo o ciclo de vida”. “Mais do que dizer que os enfermeiros executam, diz-se que os enfermeiros gerem e capacitam… nada melhor do que capacitar cada indivíduo a responder aos seus problemas ou dependências, enfim, dar-lhe ferramentas para ser mais independente e mais feliz”, preconiza a dirigente, no editorial da revista “Enfermagem e o Cidadão”, que a SRC distribui gratuitamente, nos seis distritos da Região Centro, na próxima segunda-feira.

Para atingir esses objectivos, refere Isabel Oliveira, “o trabalho está constantemente a ser monitorizado, identificando lacunas, corrigindo erros, introduzindo alterações, inovando para melhorar todos os dias”. Essa monitorização baseia-se em padrões de qualidade definidos pela OE.

Trata-se de estruturas orientadoras de processos que sustentam e conduzem, de forma contínua, à qualidade e segurança dos cuidados que os enfermeiros prestam, tendo em vista ganhos em saúde mais duradoiros.

“Os padrões de qualidade dos cuidados de enfermagem pretendem a sua satisfação, a promoção da sua saúde, o seu bem-estar e auto-cuidado, a prevenção de complicações, a sua readaptação funcional, tudo isto numa organização de cuidados promotora da qualidade”, explica.

Nesses princípios, acentua Isabel Oliveira, se baseia o compromisso da parceria que cada enfermeiro assume com o cidadão, para o acompanhar na gestão da sua saúde. Admite, também, que “o real papel do enfermeiro no Sistema Nacional de Saúde e na vida de cada pessoa, ainda não é devidamente percepcionado pela opinião pública, e até pelos próprios decisores políticos, que ainda pensam que estes profissionais “são meros tarefeiros subjugados a alguém”.

“Tornar-se mais visível, reconhecida, incontornável e valiosa é o grande desafio da enfermagem actual. Não é um processo fácil, pois a criação de indicadores que traduzam, fielmente, tudo o que o enfermeiro produz continuamente, 24 sobre 24 horas, 365 dias por ano e o impacto que isso traz para os indivíduos, comunidades e mesmo para o País, é uma tarefa enorme”, conclui. Fonte: pombal97.com


Deixe o seu comentário no espaço abaixo!
 
Mobilização Nacional da Enfermagem - MONAENF
Blog MONAENF:  http://bit.ly/MobilizacaoEnfermagem
Facebook: http://bit.ly/MobilizacaoDaEnfermagem
Grupo no Facebook: www.facebook.com/groups/mobilizacaodaenfermagem
YouTube: www.youtube.com/EnfermagemNet

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...