Enfermagem: Morte de bebê em UTI Neonatal de hospital de Porto Alegre é investigada

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Morte de bebê em UTI Neonatal de hospital de Porto Alegre é investigada

 
Técnica de enfermagem admitiu erro e foi afastada, diz Coren.
Conselho apontou que foram injetados 10 ml de alimento na veia.

A direção do Hospital Fêmina, em Porto Alegre, e o Conselho Regional de Enfermagem (Coren-RS) abriram uma sindicância para apurar a morte de um bebê prematuro na segunda-feira (28). Ele estava há 40 dias na UTI Neonatal. Segundo o Coren, uma técnica de enfermagem injetou 10 mililitros de alimento na veia da criança no domingo (27). A funcionária admitiu o erro e foi afastada, como mostra a reportagem do Bom Dia Rio Grande, da RBS TV (veja o vídeo).

Nesta terça-feira (29), técnicos do Coren devem retornar ao hospital para recolher cópias do prontuário do bebê e das escalas de trabalho da UTI neonatal.

"A conclusão de uma comissão dessas, falando de forma genérica no ponto de vista técnico, passam pela advertência verbal, advertência por escrito, suspensão, e eventualmente, é claro, demissão por justa causa", explica o diretor de internação do Fêmina, Sérgio Galbinski.

De acordo com a avaliação preliminar do Coren, o acidente não foi causado por sobrecarga de trabalho. "O número de técnicos de enfermagem na UTI neo está adequado. Nesta noite que ocorreu o acidente com esta criança, na unidade onde esta técnica estava responsável, o dimensionamento estava adequado", diz o presidente do Conselho, Ricardo Rivero.

Mobilização Nacional da Enfermagem - MONAENF
Blog MONAENF:  http://bit.ly/MobilizacaoEnfermagem
Facebook: http://bit.ly/MobilizacaoDaEnfermagem
Grupo no Facebook: www.facebook.com/groups/mobilizacaodaenfermagem
YouTube: www.youtube.com/EnfermagemNet
Fonte: g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...