Enfermagem: Cofen e Coren-PE convidam para audiência sobre EaD em Enfermagem

quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Cofen e Coren-PE convidam para audiência sobre EaD em Enfermagem


O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e o Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (Coren/PE) convidam para a audiência pública sobre formação EaD de enfermeiros e técnicos de Enfermagem, realizada em 21 de setembro, às 9h, no plenário do Palácio II da Assembleia Legislativa. Proposta deputado estadual Ricardo Costa, a audiência integra a mobilização nacional pelo ensino presencial e de qualidade, liderada pelo Sistema Cofen/Conselhos Regionais.
A situação do ensino à distância de Enfermagem no Brasil é estarrecedora. A operação EaD, realizada pelo Sistema Cofen/Conselhos Regionais, com visita in loco a 315 polos de apoio presencial dos cursos, constatou a ausência de infraestrutura e condições de ensino. Sem laboratórios, biblioteca ou condições mínimas de apoio, a maioria dos polos não oferece sequer condições para a prática de estágio supervisionado. Com pouco controle e regulação, o número de pólos oferecendo graduação em Enfermagem saltou de 938 para 1.778 pólos desde a operação EaD, um aumento avassalador de 89,3% em um ano.
“A Enfermagem exige habilidades relacionais e conhecimentos teórico-práticos que não podem ser desenvolvidos sem o contato direto com o ser humano”, ressalta o presidente o presidente do Conselho Federal de Enfermagem, Manoel Neri. Desde 2011, todos os conselhos profissionais têm posição contrária à formação por EaD na área de Saúde. O Cofen propôs o Projeto de Lei 2891/2015, que proíbe a graduação de enfermeiros e formação de técnicos na modalidade EaD. Apresentado pelo deputado Orlando Silva (PC do B – SP), o projeto já recebeu parecer favorável da comissão de educação.
Fonte: Ascom - Cofen

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...