Enfermagem: Setor de enfermagem tem dificuldades de contratar em Jundiaí

terça-feira, 18 de março de 2014

Setor de enfermagem tem dificuldades de contratar em Jundiaí

 
Mercado está sem profissionais qualificados na área de enfermagem (Foto: Reprodução/ TV TEM). Veja o vídeo aqui!Empresas não encontram profissionais qualificados.
Setor deve continuar contratando profissionais.

As empresas e prestadores de serviços da região de Jundiaí (SP) estão com dificuldades de encontrar profissionais qualificados na área de enfermagem. Para diminuir a falta de mão de obra, muitos enfermeiros trabalham em dois empregos.

Há três meses Daniele Oliveira trabalha como auxiliar de enfermagem, em um hospital em Jundiaí. Este é o segundo emprego dela, que também trabalha há 3 anos em outro hospital e na mesma função. "Para ajudar na renda, para estudar mais, fazer uma faculdade", diz Daniele.

Só no hospital que contratou Daniele há 3 meses, devem ser abertas 80 vagas, para auxiliares, técnicos e enfermeiros com nível superior. Érika Matarezzi, que coordena o setor, explica que ainda não sabe quando eles vão ser contratados, mas para não perder tempo desde já realiza os processos seletivos. "A gente está se adiantando pra contratar os melhores profissionais", conta.

 Um levantamento feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada revelou que, entre os anos de 2009 e 2012, a cada 100 novos empregos criados no país, praticamente nove foram para enfermeiros, o segundo maior índice. Atrás apenas dos profissionais que atuam no ramo da tecnologia da informação.

O coordenador do curso de enfermagem de  Faculdade em Jundiaí, Cristiano Pinto, conta que esse aumento na procura tem a ver com a expansão e construção de novos hospitais na cidade e também por causa do envelhecimento da população.

Uma das principais dificuldades das empresas de saúde tem sido encontrar profissionais qualificados. Por isso, muitas vezes, elas deixam de lado a necessidade de experiência e procuram enfermeiros recém formados ou que ainda estão estudando. "A demanda está grande, e tenho percebido isso nos últimos dois ou três anos" relata o coordenador.

Mobilização Nacional da Enfermagem - MONAENF
Blog MONAENF:  http://bit.ly/MobilizacaoEnfermagem
Facebook: http://bit.ly/MobilizacaoDaEnfermagem
Grupo no Facebook: www.facebook.com/groups/mobilizacaodaenfermagem
YouTube: www.youtube.com/EnfermagemNet 
Fonte: G1 Sorocaba e Jundiaí

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...