Enfermagem: VOCÊ SENTE CÓLICAS INTENSAS? PODE SER ENDOMETRIOSE

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

VOCÊ SENTE CÓLICAS INTENSAS? PODE SER ENDOMETRIOSE

Cerca de 15% das mulheres brasileiras com idade entre 15 e 45 anos sofrem da endometriose. Segundo o ginecologista Prof. Dr. Thomaz Gollop apesar da endometriose ainda não ter uma causa muito bem estabelecida, existem várias teorias, uma das quais seria o refluxo do sangue menstrual através das trompas.
A doença é caracterizada pelo acúmulo de células endometriais ao redor no útero, como ovário, intestino e bexiga. Ela também é a principal responsável pela infertilidade das mulheres no país, respondendo por até 60% dos casos.

Outro complicador para o aumento dos índices da doença é o próprio estilo de vida da mulher moderna, que adia cada vez mais a gravidez e passa anos menstruando. Quanto mais a mulher menstruar maiores serão os riscos desse fluxo ir para outras cavidades e não ser absorvido normalmente.

O quadro clínico é constituído por: dor para evacuar, cólicas e dor pélvica que tende a piorar na fase menstrual e acentuação da tensão pré-menstrual, dor no fundo da vagina e desconforto durante a relação sexual.

Ter atenção logo nos primeiros indícios de dores no abdome, cólicas menstruais intensas e dor durante as relações sexuais é fundamental. As pacientes também devem estar atentas e sempre que possível procurar ajuda médica. Adolescentes que têm cólicas intensas já se recomenda o uso de anticoncepcional, que alivia as cólicas e melhora o quadro evolutivo da endometriose”, informa o especialista. www.medicinamitoseverdades.com.br

Deixe o seu comentário no espaço abaixo!
 
Mobilização Nacional da Enfermagem - MONAENF
Blog MONAENF:  http://bit.ly/MobilizacaoEnfermagem
Facebook: http://bit.ly/MobilizacaoDaEnfermagem
Grupo no Facebook: www.facebook.com/groups/mobilizacaodaenfermagem
YouTube: www.youtube.com/EnfermagemNet

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...