Enfermagem: RECURSO PARA O CONCURSO PÚBLICO DE SECRETÁRIO ESCOLAR URBANO DA PREFEITURA DE IPOJUCA

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

RECURSO PARA O CONCURSO PÚBLICO DE SECRETÁRIO ESCOLAR URBANO DA PREFEITURA DE IPOJUCA

FORMULÁRIO PARA RECURSO

PREFEITURA DE IPOJUCA (NOVEMBRO DE 2013)

Nome do candidato:

À CONUPE:
Como candidato ao Concurso Público para a Secretaria de Educação do Ipojuca, para o cargo
De SECRETÁRIO ESCOLAR URBANO, solicito a revisão da questão nº 09, 10, 15, 21 e 39, sob os seguintes argumentos:

Na questão nº 09 – O gabarito da CONUPE indica a alternativa “E,” Existência de contradição entre as afirmativas.  Na  I é dito que “observa-se a fala de um nordestino” e, na  II, a fala de um mineiro, ambas como variedade linguística, sendo a primeira estilística e a segunda regional. No entanto, no quadrinho é identificado apenas a fala do mineiro. O gabarito oficial está errado. 

Na questão nº 10 – É uma cópia da questão identificada no endereço: http://answers.yahoo.com/question/index?qid=20101120174346AAqsCht Então, deve ser anulada, diante da possibilidade de proporcionar vantagens aos candidatos que, eventualmente, tiveram contato com a referida questão. Segue a resolução da questão:  4 brancas e 6 de outras cores; Bola 1: P(1) = 6/10,  Bola 2: P(2) = 5/9, P(1e2) = (6/10).(5/9) = 30/90 = 1/3 ou 33,33%. Resposta indicada na prova: 1/3

Na questão nº 15  – É apresentado duas respostas: “42,86,” portanto, tanto poderia ter como alternativa correta a letra “B” como a “D.” Resolução da questão: X+6x=60,   7x=60,  X = 60:7,  X = 8,57. Portanto, o filho possui 8,57 anos e o pai 51,43 anos. A diferença entre eles é de 42,86. O gabarito divulgado estabelece como alternativa correta “40.”  A questão deve ser anulada.

Na questão nº 21  –  O  CONUPE indicou a alternativa  “E”, porém, a gestão democrática emana da referida lei em seu artigo 3º, inciso VIII, que diz:  “gestão democrática do ensino público, na forma desta Lei e da legislação dos sistemas de ensino. “No artigo 14, da referida lei é estabelecido que “Os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo com as suas peculiaridades e conforme os seguintes princípios: I - participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola; II - participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes. “
Portanto, essa questão deve ser anulada!

Na questão nº 39  –  As alternativas “A” e “C” são idênticas. Portanto, a questão possui duas respostas compatíveis com o gabarito da CONUPE. São duas respostas equivalentes o que estabelece a anulação da questão.

Recife, 04 de novembro de 2013.

------------------------------
SECRETÁRIO ESCOLAR URBANO - Dicas para recurso do concurso da prefeitura de Ipojuca, PE.


Secretário Escolar - urbano Apoio Técnico em escolas municipais 38 vagas MANHÃ
2.1.6. Secretário Escolar
2.1.6.1. Secretário Escolar (SE) – Escolas Urbanas
Vencimento: R$ 1.900,00 (Hum mil e novecentos reais)
Cargo: Secretário Escolar de Escola Urbana (atuar nas escolas na zona urbana)
Carga Horária: 40 horas semanais
Requisitos: Curso superior em Pedagogia ou áreas afins, devidamente reconhecido pelo órgão competente.
Local de atuação: escolas municipais

Gestão democrática; Relação Escola-Comunidade; Educação inclusiva e o Direito a
Aprendizagem; Educação em Direitos Humanos, Diversidade e Cidadania; Direito da
Criança e do Adolescente; Estrutura Geral do Sistema Educacional Brasileiro: Lei de
Diretrizes e Bases da Educação Brasileira 9.394/96; Trabalho Escolar e Teorias
Administrativas; Técnicas de arquivo; Contabilidade na Escola.

Questões para estudo:
1. De que forma a escola, como cumpridora do seu papel social deve se planejar para combater as práticas de discriminação?
b) Desenvolver atividades curriculares que apresentem a importância da diversidade cultural em sua totalidade, incluindo orientações sexuais e religiosas.

COMENTÁRIO: “Atividades que abordam a riqueza da diversidade que temos em nossa cultura, incluindo práticas sexuais e religiosas são fundamentais para auxiliar no processo de conscientização dos educandos sobre a importância de valorizar as diferenças para a construção de uma sociedade plena”.

2. A escola apresenta orientação inclusiva, quando:
c) Propõe mudanças físicas e atitudinais, além de espaços para debates, troca de experiências, formação continuada para professores atuarem na educação inclusiva.
COMENTÁRIO: “Uma escola inclusiva deve garantir excelência no acesso e permanência do aluno. Para isso não só os aspectos estruturais são relevantes, mas a formação do profissional atuante em salas que apresentem portadores de necessidades especiais”.

3. É correto afirmar sobre situações de aprendizagem vivenciadas nas salas de aula:
b) Fundamentam-se em atividades direcionadas e planejadas com o objetivo de contribuir para o processo de ensino-aprendizagem.

COMENTÁRIO: “O contexto escolar atual exige que o processo de aprendizagem considere o aluno pesquisador, ativo, capaz de trabalhar em equipe de forma cooperativa e compartilhada. E que o conhecimento por ele adquirido esteja pautado em suas vivências e articulados a sua realidade social. Um conhecimento funcional, que contribua na prática para o desenvolvimento de novas competências e habilidades”.
Confira o simulado completo na edição da Folha dos Concursos deste domingo (20).


Programa
Gestão democrática; Relação Escola-Comunidade; Educação inclusiva e o Direito a
Aprendizagem; Educação em Direitos Humanos, Diversidade e Cidadania; Direito da Criança e do Adolescente; Estrutura Geral do Sistema Educacional Brasileiro:
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira 9.394/96;
Trabalho Escolar e Teorias Administrativas; Técnicas de arquivo; Contabilidade na Escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...