Enfermagem: Técnicos de enfermagem fazem protesto no Recife Sindicato fez passeata até o Palácio do Campo das Princesas.

terça-feira, 18 de agosto de 2015

Técnicos de enfermagem fazem protesto no Recife Sindicato fez passeata até o Palácio do Campo das Princesas.


Os técnicos de enfermagem dos hospitais da rede pública do estado fizeram protesto, na manhã desta terça-feira (18), na região central do Recife. De acordo com o Sindicato dos Profissionais de Enfermagem e Empregados de Hospitais de Pernambuco (Sindhospe), que organiza o movimento, cerca de 200 profissionais se concentraram no estacionamento do Hospital da Restauração (HR) desde as 7h, saindo em passeata por volta das 10h50. O protesto já foi encerrado, mas um pequeno grupo segue diante do Palácio do Campos das Princesas.
Durante a passeata, o grupo seguiu pela Avenida Agamenon Magalhães e depois pela Avenida Conde da Boa Vista, em direção à sede do Governo do Estado, o Palácio do Campo das Princesas, no bairro de Santo Antônio, região central da cidade. Eles levaram faixas, cartazes e um carro de som. De acordo com a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), que acompanhou a manifestação, nenhuma via foi bloqueada.
Uma comissão foi recebida pelo secretário-executivo de Coordenação da Casa Civil, Marcelo Canuto. Segundo o sindicato, o governo apresentou o pagamento de maio, mas a categoria quer também o mês de junho e não chegou a um acordo. O G1 entrou em contato com a Secretaria da Casa Civil, que informou ter apresentado as datas dos pagamentos de maio, previstos para os próximos dias, e que uma reunião foi marcada para quinta (20), entre o Sindhospe e a Secretaria de Saúde, para definir o calendário de pagamento dos plantões de junho.
De acordo com Micéa Ferreira, que é coordenadora jurídica do Sindhospe, os funcionários já estão sem receber salário há quatro meses. O grupo também reclama da falta de material de trabalho, como luvas. Outra denúncia é a contratação irregular dos técnicos. "Eles têm carcaterísticas de uma relação de trabalho, como escala fixa, mas não são reconhecidos como tais pelo estado. Eles não têm 13º, adicional noturno, nenhum direito trabalhista", afirmou Ferreira.
Ainda segundo a coordenadora, as irregularidades foram denunciadas ao Ministério Público do Trabalho nesta terça (17). "Protocolamos a denúncia para que ele intervenha na situação", comentou. De acordo com o sindicato, as irregularidades e o atraso no pagamento são a realidade dos técnicos em enfermagem de sete hospitais públicos: Agamenon Magalhães, Otávio de Freitas, Restauração, Getúlio Vargas, Barão de Lucena e Correa Picanço, no Recife, e o Hospital Belarmino Correa, em Goiana.
Por meio de nota, a Secretaria Estadual de Saúde informou que está trabalhando para regularizar o pagamento dos profissionais que atuam como prestadores de serviços como pessoa física, afirmando que "a previsão é que o pagamento de maio seja repassado até o final desta semana". No comunicado, o órgão ressaltou ainda que "essa modalidade de prestação de serviço requer a apuração mais detalhada do trabalho prestado, com auditoria nas informações para evitar inconformidades nos pagamentos".

Fonte: G1-PE

MONAENF - Mobilização Nacional da Enfermagem
Facebook: bit.ly/MONAENF
No Google+: bit.ly/MoNaEnF



Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...