Enfermagem: 26 de Junho Dia Internacional de Apoio às Vítimas da Tortura

sexta-feira, 26 de junho de 2015

26 de Junho Dia Internacional de Apoio às Vítimas da Tortura


A tortura é um crime, de acordo com o direito internacional. A proibição da tortura é absoluta e inequívoca. Nenhuma circunstância a pode justificar, quer se trate do estado de guerra, da luta contra o terrorismo, ou da instabilidade política quer de qualquer outra situação política.E, no entanto, a tortura continua a ser praticada e tolerada por muitos Estados. Os seus autores continuam a gozar de impunidade. As vítimas continuam a sofrer.
O Dia Internacional de Apoio às Vítimas de Tortura é uma ocasião para sublinhar o direito, internacionalmente reconhecido, de todos os homens e das mulheres a não serem submetidos a tortura.
Exorto os Estados que ainda não o fizeram a ratificar e a honrar as suas obrigações decorrentes da Convenção contra a Tortura e do seu Protocolo Facultativo. Também apelo a todos os Estados, para que convidem um Relator Especial sobre a questão da tortura a visitar as suas prisões e centros de detenção e lhe permitam o livre acesso aos detidos.
Por outro lado, são necessárias apenas mais duas ratificações para que a Convenção Internacional sobre a Protecção de Todas as Pessoas contra os Desaparecimentos Forçados entre em vigor. A Convenção reforçará o quadro jurídico internacional da luta contra esta prática hedionda, que está clara e historicamente ligada à prática da tortura. Exorto os Estados que ainda não ratificaram a Convenção a fazerem-no o mais rapidamente possível.
Neste Dia, também expressamos a nossa solidariedade com as vítimas de tortura, que somam milhões, e reafirmamos a necessidade de todos os Estados lhes fazerem justiça e as reabilitarem. Agradeço aos doadores do Fundo de Contribuições Voluntárias das Nações Unidas para as Vítimas de Tortura e saúdo os esforços incansáveis de várias organizações não governamentais e indivíduos para atenuar o seu sofrimento.
Neste Dia Internacional de Apoio às Vítimas de Tortura, apelo aos Estados e aos indivíduos, para que façam tudo o que estiver ao seu alcance para libertar o mundo desta prática cruel, degradante e ilegal.

Fonte: ONU.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...