Enfermagem: Regulamentação da profissão de enfermeiro com 30 horas semanais

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Regulamentação da profissão de enfermeiro com 30 horas semanais


Ricardinho tenta acelerar votação da regulamentação da profissão de enfermeiros  

Tramita na Câmara de Mauá projeto de lei que regulamenta a profissão de enfermeiro com 30 horas semanais de trabalho. A mesma proposta chegou a ser apresentada e aprovada pelo Legislativo de Santo André. Porém, o tema gerou polêmica e motivou o prefeito Carlos Grana (PT) a propor veto e a Casa aceitar sobre a lei do vereador Sargento Lobo (Solidariedade).

Autor da proposta, o vereador Ricardo Manoel de Almeida, o Ricardinho da Enfermagem (PTB), que já trabalhou como enfermeiro, disse que a falta de regulamentação da categoria tem imposto longas jornadas de trabalho. “Recebe pedidos de socorros desses trabalhadores constantemente. Eles trabalham 24 horas, saem de um plantão e vão para outro. Não tem condição de prestar um serviço de qualidade dessa forma”, explicou o petebista.

Ricardinho alegou enfrentar dificuldades para acelerar a tramitação do projeto, pois não há interesse do poder público em regulamentar a profissão. “Vejo que não há vontade política em votar esse projeto. Mas é necessário. Se o enfermeiro errar por estar cansado do excesso de trabalho, isso pode custar uma vida”, completou. A regulamentação representaria prejuízo para o setor público, que não poderia reduzir os vencimentos, mas teria que aumentar o efetivo.

A proposta de Ricardinho é uma reprodução de projeto de lei que está emperrado no Congresso desde 2000. Se a enfermagem fosse regulamentada, os municípios teriam que adequar suas legislações, mas como a proposta não anda, a argumentação das prefeituras é de que seria inconstitucional fazer a regulamentação.

Foi o que ocorreu em Santo André quando o prefeito Grana vetou a regulamentação. O primeiro argumento do petista foi que a iniciativa teria de partir do Executivo e não de um vereador. O segundo ponto foi o fato de haver discussão nacional para reduzir de 40 horas para 36 horas de trabalho na enfermagem em acordo com o Ministério do Trabalho.





Deixe o seu comentário no espaço abaixo!

Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde (ACS e ACE)  
MNAS no MSN: MNAgentesdeSaude.groups.live.com  
Canal no YouTube: www.youtube.com/mobilizacaodosacs  
No Facebook: www.facebook.com/groups/agentesdesaude   
No Grupo Yahoo!: br.groups.yahoo.com/group/agentedesaude   
Ferramenta no Inforum: Fórum no Inforum   
Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil e MNAS: www.agentesdesaude.com.br
Fonte: dgabc.com.br

2 comentários:

  1. este projeto é para toda a enfermagem auxiliares e tecnicos de enfermagem vamos lutar por melhores condições de trabalho para a enfermagem auxiliares tecnicos e enfermeiros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro companheiro Milton,

      É notório que a cada dia a nossa luta se consolida, fortalecendo-se ainda mais todos dias. Apesar de tal fato, não podemos baixar a guarda!

      Um grande abraço e a luta continua!

      Marcelo Rossi

      Excluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...